Demonstrações do cavalo Quarto de Milha ocorrem na ExpoIjuí Fenadi

Entre os dias 19 a 22 de outubro, o Núcleo do Noroeste Gaúcho de Quarto de Milha – NNGQM fará uma programação diferenciada para o público. Com o intuito de mostrar o trabalho dos criadores da região, os organizadores trarão diversas demonstrações da raça na ExpoIjuí Fenadi 2017.

Os animais participarão de provas de conformação em que os cavalos são avaliados pela correção estrutural, grau de musculatura e características da raça. Além disso, os cavalos, juntamente com seus criadores, participarão de provas demonstrativas como a de Ranch Sorting, apartação, laço técnico, entre outras.

De acordo com o 1º Vice- presidente, o Professor Dr. Emerson André Pereira, a feira possibilita apresentar toda a versatilidade da raça Quarto de Milha. “A expectativa é de ser um evento de alto nível, com participação dos melhores exemplares da raça e de competidores, vindos de várias regiões do estado e de Santa Catarina. Muitos animais com a melhor genética do Quarto de Milha, pontuados e campeões a nível nacional, estarão na exposição”, salienta o professor.

As premiações serão com troféus, dinheiro e faixas para os três primeiros colocados em cada modalidade. A pontuação dos animais obtida na ExpoIjuí, será contabilizada na campanha nacional organizada pela ABQM (Associação Brasileira de Quarto de Milha), objetivo máximo de qualquer criador.  Além disso, os campeões do laço amador, feminino e aberto, estarão classificados diretamente para participar da grande final do Campeonato Gaúcho que será realizado na Expointer em 2018.

Este é o primeiro ano do NNGQM na feira e sua programação também envolve palestras sobre a reprodução e nutrição de equinos. A finalidade do Núcleo é agregar os criadores, proprietários e simpatizantes de Cavalos Quarto de Milha. O evento ainda conta com apresentações do grupo Campeiros da AgroVet composto por acadêmicos de Agronomia e Medicina Veterinária da Unijuí.