Na tarde deste domingo, 15, aconteceu Centro Cultural Regional Italiano de Ijuí, na Cantina Dei Nonni, no Parque de Exposições Wanderley Burmann, durante a ExpoIjuí Fenadi 2017, o 14º Concurso de Vinho Colonial promovida pela Casa Italiana, em parceria com o Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR).

Foram duas categorias premiadas: Vinho Branco e Vinho Tinto, com cinco classificados em cada. Dos premiados pelo Vinho Branco, classificaram-se: Eduardo Cardoso, de Ijuí, com o primeiro lugar, seguido por Ademar Carlos Auzani, de Bozano; Moacir Tomasi, de Santa Bárbara; Ivo Waslavick e Aldair cossetin de Ijuí.

Na categoria vinho Tinto, o primeiro lugar foi para Tarcisio Costa Beber, da comunidade Santa Lúcia de Bozano, seguido por Almiro Metzdorf e Aldair do Amaral de Ijuí, Augusto Dambrós de Nova Ramada e Luis Carlos da Pieve de Ijuí.

O prefeito Valdir Heck participou do evento, relembrando em sua fala a importância do início do movimento cultural valorizado pela Expoijuí Fenadi. “Tudo começou em meados de 1985, na manhã de um sábado em torno da frondosa árvore nas proximidades da casa árabe. Dali por diante, o movimento étnico não parou mais”. Desta forma, parabenizou os envolvidos pelo concurso como mais uma forma de integração e estímulo pela cultura.

Após a cerimônia, o público presente assistiu a apresentação do Grupo Instrumental Del Vivere e degustou os vinhos premiados.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ijuí