A programação do Núcleo Noroeste Gaúcho de Quarto de Milha – NNGQM – encerrou no último sábado, 21 de outubro. O evento contou com cinco provas demostrativas da raça e um Leilão de Coberturas.
A primeira prova realizada foi a Ranch Sorting, que veio para o Brasil há 6 anos e consiste em dois cavaleiros transferirem dez cabeças de gado de um curral a outro em sequência determinada e no menor tempo possível. Os ganhadores foram:
Pela Associação Brasileira de Quarto de Milha (ABQM)
1º e 2º lugar: Roger Pimentel e Rodrigo Moreto
Pelo Ranch Sorting National Championship (RSNC)
1º lugar: Rui Godinho e Marcelo Alves
2º lugar: Rui Godinho e Rogério Godinnho
A prova demonstrativa de Laço foi dividida em quatro categorias, tendo como ganhadores:
Laço Feminino: Franciele Azambuja
Laço Amador:
Força A: Rodrigo Mario da Rosa e Sergio Lima
Força B: Emerson Lourenço
Força C: Roger Pimentel
Laço Aberto:
Força A: Gilson Santos
Força B: Tiago Lima e Roberto Godinho
Força C: Paulo Hirt
Laço em Dupla:
Força A: Rodrigo Mario e Rodrigo Moreto
Força B: Cristiano Massalai e Gabriel Mathias
               Rogério Godinho e Rodrigo Mário
Força C: Marcelo Alves e Rogério Godinho
               João Brits e Jardel Bronzato
A campeã da categoria de laço feminino e os primeiros colocados da Força A do Laço Amador e do Laço Aberto, irão para a final do Laço Quarto de Milha que ocorre na Expointer 2018. Já na prova demostrativa de Conformação os ganhadores foram:
1º lugar (macho): Ronaldo Ferretti
2º lugar (macho): Diego dos Santos
1º lugar (fêmea): Gustavo Terra
2º lugar (fêmea): Silvio Fabiano dos Reis
O Núcleo foi criado em 6 de junho deste ano e a participação na ExpoIjuí Fenadi 2017 foi seu primeiro grande evento. “Nós tínhamos somente uma ideia de construção de amigos do Núcleo de Quarto de Milha, e em uma das reuniões nós tivemos a ideia de fundar o Núcleo Noroeste Gaúcho de Quarto de Milha” comenta o presidente do Núcleo Ronaldo Ferretti.
A cerimônia de fundação e entrega da placa de Benemérito ao sr. Gustavo Terra, ocorreu sábado à noite, compreendida de autoridades e simpatizantes pela raça. Foram mais de 150 espectadores. Nesta ocasião, foi realizado o Leilão de Coberturas com a participação de 23 garanhões. A maior cobertura foi vendida para Ubirajara Rodrigues de Ijuí no valor de R$ 3.000,00 no cavalo que tem a Tríplice Coroa do Brasil, sendo campeão de Apartação, Laço Aberto e Laço Técnico.
Em apenas três meses, os participantes conseguiram organizar um evento que superou as expectativas. “Vieram colaboradores, amigos, criadores do Quarto de Milha de diversos lugares do estado e abrilhantaram nossa festa. O evento superou nossas expectativas, pois foi apreciado  por um público muito grande, cavalos de altíssima qualidade e competidores que vieram demonstrar suas qualidades e habilidades, que laçam em todos os lugares do Brasil. Esperamos que em 2018 possamos construir um evento cada vez melhor”, salienta Ferretti.
O evento também demonstrou prova de Apartação. Ao todo foram 100 participantes envolvidos nas cinco provas realizadas com participação de criadores de são Borja, Espumoso, Júlio de Castilhos, Tupã, entre outros municípios. As provas contaram com a presença de Gilson dos Santos multicampeão no laço. O Núcleo Quarto de Milha, agradece a participação de todos, da prefeitura e da ACI que desde o início auxiliou. O evento vem para agregar amigos, famílias, contribuindo para o bem estar das pessoas e dos animais por meio do Cavalo Quarto de Milha.