Foram definidas no final da tarde de sábado (21), as grandes campeãs da raça holandesa durante a 8ª Feira Nacional de Produtos Lácteos (Fenilact). O jurado Claudio Aragon fez um leve suspense antes de revelar a sua decisão. Ele elogiou a qualidade das quatro vacas em pista, a campeã fêmea jovem, vaca 4 e 5 anos e a reservada 5 anos, pelas suas características morfológicas e principalmente qualidade de úbere”.

A Grande Campeã da 8ª Fenilact é a vaca cinco anos, Borg Lutsqe Cousteau Atwood 150 (Box 510), de propriedade de Carlos Jacob Wallauer, da Agropecuária Fortaleza, de Salvador do Sul. O animal estreou nas pistas gaúchas, em Esteio, na Expointer 2017, quando se consagrou a grande campeã da raça holandesa. Ela foi adquirida em março, dos criadores Ubel Borg e/ou Rogério Egbert Borg, de Castro no Paraná. Na Agroleite, realizada em Castro, no Paraná, foi Grande Campeã e Campeã Suprema.

A Associação dos Criadores de Gado Holandês do RS (Gadolando) registrou 92 inscrições e a presença de 84 animais no parque para a Fenilact. A 8ª Feira Nacional de Produtos Lácteos (Fenilact) foi encerrada no domingo (22), no parque de exposições Wanderley Burmann, em Ijuí. A mostra que seria a quinta etapa nacional e a segunda gaúcha do 1º Circuito Nacional para a raça Holandesa, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH), por falta do número suficiente de animais, não foi homologada como etapa do circuito 2017. “Infelizmente para ser considerada etapa do CNRH seria necessário que houvessem 100 animais em pista”, informa a superintendente técnica da ABCBRH, Bruna Schiefelbein.

A entrega das premiações do 1º Circuito Nacional da Raça Holandesa 2017 ocorre no dia 28 de outubro, sábado, a partir das 20h, em Guaratinguetá, durante jantar oferecido pela ABCBRH. O encontro tem como objetivo apresentar os animais que se destacaram, a nível nacional, além de promover confraternização entre os criadores. O Circuito Nacional da Raça Holandesa é uma realização ABCBRH e conta com o apoio de suas filiadas e parceiros.

Fonte: Assessoria Gadolando