Na manhã desta quinta-feira, 26 de outubro, o presidente da ExpoIjuí 2017, Nilo Leal da Silva, o presidente da Fenadi 2017, Nelson Casarin e o prefeito municipal, Valdir Heck apresentaram os números finais da ExpoIjuí Fenadi deste ano. Os dados foram apresentados em uma coletiva para a imprensa local.

Para Nilo Leal da Silva, presidente da ExpoIjuí 2017 a feira foi ótima, tendo 154.057 visitantes que movimentaram R$ 28 milhões em negócios. Dos 550 expositores, 55 já renovaram contrato para a próxima edição, representando 10% dos espaços. “Temos uma ênfase muito grande nos negócios, um apoio às empresas através dos bancos de fomento e rodadas de negócios, e também uma visitação excelente na área da gastronomia e da cultura”.

Já na parte cultural, a feira realizou cerca de 150 apresentações no Palco das Etnias, 260 passeios com o Trem da História, 77 sessões da Epopeia Ijuhy e 120 horas de transmissão ao vivo, além das amostras imateriais realizadas em cada casa étnica. Nelson Casarin, presidente da Fenadi e da UETI diz que o grande público é uma prova do sucesso da feira. “Tivemos uma das melhores programações culturais dos últimos anos, não só pela estrutura, mas pelos espetáculos que trouxemos por meio da Lei de Incentivo a Cultura. Um grande público prestigiou as apresentações e isso é só uma prova de que nossos grupos também são valorizados”, afirma Casarin.

O Prefeito Municipal, Valdir Heck, diz estar orgulhoso do trabalho coletivo realizado na feira, “os negócios se encaminham e vão se desenrolando, por isso temos o compromisso de pensar lá para frente. Ali é uma vitrine, uma amostra dos negócios que podem ocorrer depois, é uma coletividade em ação que beneficia a todos e isso é um sinal de que vale a pena recuperar nossa história. As pessoas se doam em nome do crescimento coletivo”, salienta.

A ExpoIjuí Fenadi 2018 será realizada de 11 a 21 de outubro no Parque de Exposições Wanderley Burmann. Para Nilo Leal da Silva, presidente da ExpoIjuí, a data “nos conduz ao turismo por conter dois finais de semana e dois feriados, que movimentarão a cidade no período da feira, e isso também é ótimo para os negócios”.

Nilo Leal da Silva continuará como presidente da ExpoIjuí, tendo como vice Sadi Heinen, representando a ACI, e Nelson Casarin segue como presidente da Fenadi, tendo como vice Jonas Sala representando a União das Etnias. O Poder Executivo informará o seu representante a vice-presidente em breve.